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Associação de Solidariedade e Apoio Social do Pessoal da TAP

Caracterização Institucional

Apresentação Institucional
A ASASTAP, Associação de Solidariedade e Apoio Social do Pessoal da TAP, é uma Instituição Particular de Solidariedade Social e surgiu a 7 de novembro de 1984 por iniciativa de um grupo de 11 trabalhadores da Empresa Transportes Aéreos Portugueses, vulgo TAP, atual TAP PORTUGAL. Tendo como objetivo contribuir, no futuro, para o apoio ao pessoal reformado da Empresa bem como seus familiares, a ASASTAP, propôs-se em criar respostas sociais de apoio a idosos, estando atualmente, e desde 2003, em funcionamento o Complexo Social como Estrutura Residencial para Pessoas Idosas.

A ASASTAP e o Centro Distrital de Segurança Social de Lisboa assinaram um Acordo de Cooperação com contrapartidas para a Associação, em que ficou estabelecido entre as partes que do total de 84 vagas disponíveis nas suas instalações da Várzea de Sintra, 21 estão destinadas para serem utilizadas por utentes encaminhados pelos serviços da Segurança Social.

1 - Missão da ASASTAP
Melhorar a qualidade de vida, através da prestação de serviços de qualidade, garantindo a satisfação dos utentes e colaboradores.

2 - Visão da ASASTAP
Ser uma instituição de referência a nível nacional, destacando-se pela qualidade e satisfação dos utentes e colaboradores, diversificando as respostas sociais e promovendo uma cultura organizacional junto de todos os parceiros.

3 - Valores da ASASTAP
A ASASTAP define os seguintes valores:
Ética e Integridade
Transparência
Compromisso
Qualidade de serviços prestados
Melhoria contínua
Solidariedade

4 - Política de Qualidade da ASASTAP
A ASASTAP define, a sua orientação de gestão através da implementação e controlo de uma política de qualidade, com o compromisso de garantir e proporcionar níveis de expectativas e de satisfação aos seus utentes, colaboradores e parceiros.
Um SGQ deve garantir e melhorar a sustentabilidade da organização.
Deste modo, a ASASTAP define objetivos para o incremento de uma política de qualidade:
Sustentabilidade da organização aplicando uma perspetiva de crescimento apostando na inovação
Criação de uma nova resposta social – UCCI
Garantir um serviço de qualidade com o objetivo da satisfação das necessidades e expectativas dos utentes, respeitando a sua individualidade
Proporcionar aos colaboradores um reforço de competências, através de um plano de formação
Proporcionar a comunicação interna participada