logotipo

Associação de Solidariedade e Apoio Social do Pessoal da TAP

História

A ASASTAP, Associação de Solidariedade e Apoio Social do Pessoal da TAP, é uma Instituição Particular de Solidariedade Social e surgiu a 7 de Novembro de 1984 por iniciativa de um grupo de 11 trabalhadores da Empresa Transportes Aéreos Portugueses, vulgo TAP, actual TAP PORTUGL, irmanados pelo lançamento de um projecto comum destinado à criação de uma Casa de Repouso, e que, nesse dia, se dirigiram ao Cartório Notarial da Alameda D. Afonso Henriques, em Lisboa, para aí ficar lavrada a escritura pública de constituição da mencionada associação.

Tendo como objectivo contribuir, no futuro, para o apoio ao pessoal reformado da Empresa bem como seus familiares, a ASASTAP, propôs-se em criar respostas sociais de apoio a idosos, estando actualmente, e desde 2003, em funcionamento o Complexo Social com valência de Lar/Casa de Repouso.

A ASASTAP e o Centro Distrital de Segurança Social de Lisboa assinaram, entretanto, um Acordo de Cooperação com contrapartidas para a Associação, em que ficou estabelecido entre as partes que do total de 84 vagas disponíveis nas suas instalações da Várzea de Sintra, vinte e uma estão destinadas para serem utilizadas por utentes encaminhados pelos serviços da Segurança Social.

A inauguração das instalações na Rua dos Moínhos, 62 ao Casal da Granja, na Várzea de Sintra, teve lugar a 7 de Novembro de 2003 em cerimónia que contou com a presença da Sra. Dra. Maria José Rita, antiga Quadro da TAP Air Portugal e, na oportunidade, na qualidade de Esposa do então Presidente da República Dr. Jorge Sampaio.

Ao acto assistiram vários convidados, entre os quais:
- Na dupla condição de representante da Secretária de Estado e de Director do Centro Distrital da Solidariedade e Segurança Social de Lisboa, o Dr. Carlos Andrade
- O Presidente da Câmara de Sintra Dr. Fernando Seara
- Representantes do Centro de Emprego de Sintra, e do Centro Regional da Segurança Social de Sintra.
- Do Concelho de Administração da TAP o Dr. Fernando Santos e o Eng. Jorge Sobral e o Capelão TAP Padre Morais Sarmento
- Sócios Fundadores da Associação
e teve, ainda entre outros, a presença de vários Colegas TAP e Associados da ASASTAP que foram recebidos pela Presidente da Direcção da Associação, Dra. Maria Júlia Moreira e demais membros dos Corpos Gerentes, em funções naquela data.

Desse dia memorável recordamos alguns instantâneos fotográficos:

Finalmente, é de registar que ao longo dos últimos anos de vida da ASASTAP, todos os compromissos bancários que viabilizaram os financiamentos para a construção e equipamento do Complexo Social estão completamente saldados. Portanto, todo o património existente é propriedade da Associação.